terça-feira, 22 de novembro de 2011

Notícia

Consultor do 'CSI' elogia Brasil: perícia deve apostar no DNA

Perito criminal da Polícia de Nova York, Joseph Blozis esteve em São Paulo para participar de um simpósio internacional até então inédito no País sobre cenas de crimes. O evento é promovido pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica e termina na sexta-feira, na capital paulista. Ele traz na bagagem a experiência de consultor forense do programa CSI: Crime Scene Investigation, uma das séries de maior audiência nos Estados Unidos.
Joseph Blozis, perito da Polícia de Nova York, participou do simpósio internacional sobre cenas de crimes. Foto: Fernando Borges/Terra

O perito disse possuirmos muitas semelhanças com a forma em que o trabalho é realizado nos Estados Unidos. Ele espera que a análise de DNA aqui se torne uma ferramenta fundamental para a perícia criminal. “(...) O DNA é o pilar para análises de cenas de crime", disse ele, que já investigou mais de 2,5 mil cenas de crime.
Blozis afirmou que o Brasil segue rumo à tendência americana de ter um banco de dados informatizado não apenas de impressões digitais, mas também do DNA de suspeitos e já condenados. Ele citou que o sistema de dados nos Estados Unidos é recente - cerca de 15 anos - e exaltou ainda o DNA como prova "efetiva" para inocentar ou culpar criminosos a partir da análise das provas colhidas pelos peritos.
Sobre o seriado americano, o consultor forense do programa americano garantiu que a ficção se aproxima muito do "mundo real". Com bom humor, Blozis afirmou que a diferença está na rapidez com que os crimes são resolvidos: 40 minutos e com direito a intervalos comerciais.
"A parte básica é precisa, é aquilo que o programa exibe, mas no mundo real você não consegue resolver quatro homicídios em 40 minutos e com um intervalo comercial no meio. Às vezes demora semanas, meses, para todas aquelas análises ficarem prontas. O resultado de toxicologia no seriado CSI, por exemplo, é quase instantâneo. Para nós, às vezes demora dois meses para um resultado ficar pronto. Mas, fora a questão do tempo, é bem próximo da realidade sim, como os reagentes, as fontes de luz alternativas, o material químico utilizado", afirmou Blozis, destacando que o seriado motivou muitos jovens nos Estados Unidos a encarar a perícia científica como um horizonte profissional.
Já na realidade, a estrutura da Polícia Técnica-Científica de São Paulo é referência no Brasil e é considerada a maior da América Latina. Entre os países emergentes, é comparada ao trabalho desenvolvido no México. Só em São Paulo, em 2010, os peritos baseados na capital paulista registraram 1 milhão e 200 mil casos.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5215452-EI5030,00-Consultor+do+CSI+elogia+Brasil+pericia+deve+apostar+no+DNA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário